Feng Shui
Feng Shui é uma antiga arte chinesa que busca a harmonia e o sucesso dentro de um determinado ambiente, através dos cinco elementos da Astrologia chinesa e o equilíbrio do Yin e Yang.
Essa harmonia é alcançada através da energia Ch'i, que é a força universal da vida. Quanto mais energia Ch'i existir em um ambiente, mais equilibrado e harmonioso ele vai ficar.
Feng Shui é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água.
A filosofia virou moda por aqui e está sendo aplicada em escriórios, casas, objetos de decoração e, pasmem, até coleções de roupas.
O Estrela Guia preparou um manualzinho simples e rípido pra você começar a entender o que é Feng Shui e começar a pôr em prática na sua vida.
História
Não se tem uma data precisa de quando exatamente o Feng Shui surgiu, mas estima-se que ele exista há, pelo menos, três mil anos.
O começo dessa filosofia se deu pelo estudo e avaliação geográfica da paisagem e o modo como ela influenciava a vida das pessoas que moravam nesse ambiente.
Hoje conhecemos essa primeira forma de estudo como a Escola da Forma.
Depois da invenção da bússola, o Feng Shui se tornou mais personalizado, e uma nova escola surgiu, a Escola da Bússola.
Hoje, existem outras escolas, algumas até antagônicas e a polêmica se instaura entre os praticantes dessa arte.
Os ideogramas Feng e Shui (respectivamente Vento (yang) e Água (yin)) representariam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários.
Constatando que certos tipos de vibrações presentes no ambiente e em seu entorno poderiam agir de modo benêfico para o corpo e a mente, enquanto que outros tipos tenderiam a ser prejudiciais, compreenderam a importáncia de estudar como situar as edificações, móveis e objetos da maneira mais adequada para favorecer seus usuários, segundo esta interpretação da natureza.
O aspecto visível se refere a tudo que podemos ver, as diversas formas que estruturam cada espaço e as relações aparentes entre elas.
Sua observação pode indicar o que está errado num determinado ambiente, por exemplo, são considerados nocivos: a porta principal alinhada com a porta dos fundos; a escada alinhada á porta de entrada; ou objetos pontiagudos ou de aparência desagradável na direção de portas ou janelas.
Estas características são relativamente fáceis de remediar, segundo os consultores, com frequência o tratamento conduz a resultados efetivos.
Os aspectos invisíveis são considerados pelos praticantes desta arte até mesmo mais importantes que os aspectos visíveis.
Somente os métodos mais elaborados do Feng Shui são capazes de detectar as influências invisíveis de uma edificação.
Estas características explicam porque intuitivamente sentimos alguns ambientes ou locais como "ruins" e outros como "bons".
Como o invisível não pode ser percebido diretamente pelos sentidos, seu estudo é realizado através de cálculos matemáticos que descrevem o campo eletromagnético existente num determinado espaço, situando-o em relação á planta do local ou edificação que está sendo trabalhado.
A aplicação do feng shui depende do lugar onde nos encontramos na Terra, da geografia do lugar, perto de um rio, onde se diz que a energia corre, está em movimento, ou perto de uma montanha, onde a energia se acumula.
No caso de pessoas: onde nascem, onde vivem.
Os praticantes desta arte dizem que o resultado de um trabalho bem feito se manifesta no espaço tratado através dos benefícios proporcionados aos seus usuários, que podem manifestar mais vitalidade para as realizações do dia a dia, um sentimento de paz e tranquilidade.
Clique aqui, e confira os Elementos do FengShui.
A influência das Cores no Lar Clique aqui, e confira os As Cores no Lar.
Fonte: O Guru ... http://www.oguru.com.br/bemEstar/fengShui.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário