O Gyrotonic é uma modalidade que mistura movimentos da natação, ioga, balé e ginástica em um só exercício.
A técnica, que já foi muito usada como fisioterapia para dançarinos e atletas lesionados, agora é um conceito de atividade física que está fazendo sucesso nas academias.
Na definição literal, o Gyrotonic pode ser definido como “giro do tônus”. Ou seja, os exercícios não são focados em grupos musculares isolados.
A modalidade trabalha o corpo de forma tridimensional, ativando músculos, tecidos, órgãos, tônus, circulação, respiração ao mesmo tempo.
Todos os exercícios do Gyrotonic têm como objetivo fazer com que o aluno desenvolva habilidades, equilíbrio, estabilidade, adquira força com o mínimo de esforço e de quebra, conheça os limites do próprio corpo.
Com tantas vantagens, a melhora no condicionamento físico e o ganho estético se tornam consequências notáveis do Gyrotonic.
Além disso, estes movimentos que acionam o corpo com um todo ainda proporcionam bem-estar aos praticantes.
Parece pilates, mas não é
A primeira impressão é a de que as duas técnicas são bem parecidas. No entanto, a única semelhança entre o pilates e o Gyrotonic é que ambos utilizam aparelhos com roldanas, elásticos e pesos para a execução dos exercícios.
São movimentos circulares que envolvem força, alongamento e relaxamento para melhorar o condicionamento cardiovascular, respiratório, a elasticidade.
Outra vantagem do Gyrotonic é estimular partes do corpo que muitas vezes não são percebidas em outras modalidades.
O vídeo abaixo mostra como é feita uma aula de Gyrotonic e como os aparelhos são usados nos exercícios:
Quem pode praticar o Gyrotonic?
O método 4 em 1 do método Gyrotonic pode ser praticado por todas as faixas etárias, inclusive idosos, jovens, crianças e também quem sofre com alguma lesão.
Levando em conta que idosos, sedentários e lesionados devem respeitar os limites dos exercícios, praticando as atividades apenas três vezes por semana.
Para jovens e crianças, o Gyrotonic é uma ótima opção de atividade física para aprender a conhecer e lidar melhor com o corpo.
Em qualquer idade, a sensação de bem-estar do corpo relaxado e mais alongado já pode ser sentida na primeira aula, mas os resultados físicos só são sentidos, em média, após quatro treinos de Gyrotonic.
Por Alessandra Busko: http://www.dicasdemulher.com.br/conheca-o-gyrotonic/
Nenhum comentário:
Postar um comentário